Jack Kerouac nasceu em 1922, em Massachusetts. Conseguiu uma bolsa de estudos na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, como jogador de futebol. Abandonou o curso devido a uma briga com o treinador. Tentou o exército, mas acabou na Marinha Mercante, onde ficou algum tempo. Foi na Universidade de Columbia que conheceu Allen Ginsberg e William Burroughs, além de seu maior companheiro de viagens, Neal Cassady, o “Cowboy”. Alguns anos mais tarde formariam o pelotão de frente da geração beat. Jack e Neal viajaram por sete anos percorrendo a rota 66, que cruza os EUA na direção leste-oeste, com descidas freqüentes ao México. Dessa jornada surgiu o livro On the Road, que narra a história de dois jovens viajantes.
On the Road é considerado a obra prima de Jack Kerouac e foi lançado nos Estados Unidos pela primeira vez em 1955. Jack Kerouac escreveu On The Road em apenas três semanas. Com seu ritmo alucinante Jack usava uma máquina de escrever e um rolo de papel de telex para não ter de trocar de folha a todo momento. Redigia de forma ininterrupta, despreocupado com pontuação e parágrafos. O material bruto que chegou às mãos de Malcom Cowley, da editora Viking Press, em 1957 teve de ser revisado e cortado mais de 120 páginas. Jack tinha um elemento intensificador, ele escreveu sob o efeito de benzedrina, uma droga estimulante.
Após a publicação Jack resolveu se isolar do convívio humano e no alto de uma colina passou longos dias em uma cabana sem luz e vidros nas janelas. Tomava quase uma garrafa de bebida por dia e sofreu com alucinações e paranóias, esta experiência foi registrada no livro “Big Sur”, de 1962. O problema do alcoolismo piorou com o tempo e ele volta a morar com sua mãe em Long Island. Seus últimos trabalhos exibiam uma alma desconectada de um ser humano perdido em ilusões. Apesar do estereótipo de beatnik, Kerouac era um conservador, especialmente sob a influência de sua mãe católica. O vigor deu lugar ao cansaço, e o escritor resignou-se a uma vida ordinária. Em 21 de outubro de 1969, Jack Kerouac morreu de hemorragia, destruído pela bebida, quando tinha apenas 47 anos, no hospital em St. Petesburg, na Flórida.
On the road influenciou a música, do rock ao pop, os hippies e, mais tarde, até o movimento punk. O diretor brasileiro Walter Salles, de Central do Brasil e Diários de motocicleta, está envolvido na produção da versão para o cinema de On the Road.
Escrito por: Helga Lira de Artiaga
Fontes: Wikipédia