sábado, 17 de março de 2007

Entrevista com Walter Salles. Vamos torcer


Amigos

Já enviei e-mail pra moça que pode conseguir a entrevista com o Walter Moreira Salles. Agora é ficar na torcida.

Vamos participar mais nos comentários.

pc

Martha Bacci passou essa matéria do walter
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u68203.shtml

quinta-feira, 15 de março de 2007

Vídeos: Jack Kerouac














Atenção: Os vídeos estão em inglês. Logo estaremos postando um texto dos vídeos em português.

Kerouac Pelo Mundo



Capa feita pelo próprio autor Jack Kerouac.

Como livro conhecido, está por todo o mundo. Abaixo algumas das capas.
Capas do livro descobertas por Fabio Resende no site http://mysite.wanadoo-members.co.uk/jkbooks/

Edições Britânicas












Edições dos E.U.A














Edições Alemãs












Edições Holandesas












Edições Francesas







Edições Italianas












Edições espanholas

Mapa do Percurso de Jack Kerouac



Este é o mapa do percurso de Jack Kerouac que cruzou os Estados Unidos de ponta a ponta. Clique no mapa para ampliar.

Descoberta: Felipe Hanower

Agenda: Nova Data

Tem nova data a entrevista com Ricardo Benevides, que está escrevendo uma tese sobrfe "Literatura de Estrada". Será na próxima quinta-feira, 22. Levem gravador e máquina fotográfica.

quarta-feira, 14 de março de 2007

Quem foi Jack Kerouac?


Jack Kerouac nasceu em 1922, em Massachusetts. Conseguiu uma bolsa de estudos na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, como jogador de futebol. Abandonou o curso devido a uma briga com o treinador. Tentou o exército, mas acabou na Marinha Mercante, onde ficou algum tempo. Foi na Universidade de Columbia que conheceu Allen Ginsberg e William Burroughs, além de seu maior companheiro de viagens, Neal Cassady, o “Cowboy”. Alguns anos mais tarde formariam o pelotão de frente da geração beat. Jack e Neal viajaram por sete anos percorrendo a rota 66, que cruza os EUA na direção leste-oeste, com descidas freqüentes ao México. Dessa jornada surgiu o livro On the Road, que narra a história de dois jovens viajantes.
On the Road é considerado a obra prima de Jack Kerouac e foi lançado nos Estados Unidos pela primeira vez em 1955. Jack Kerouac escreveu On The Road em apenas três semanas. Com seu ritmo alucinante Jack usava uma máquina de escrever e um rolo de papel de telex para não ter de trocar de folha a todo momento. Redigia de forma ininterrupta, despreocupado com pontuação e parágrafos. O material bruto que chegou às mãos de Malcom Cowley, da editora Viking Press, em 1957 teve de ser revisado e cortado mais de 120 páginas. Jack tinha um elemento intensificador, ele escreveu sob o efeito de benzedrina, uma droga estimulante.
Após a publicação Jack resolveu se isolar do convívio humano e no alto de uma colina passou longos dias em uma cabana sem luz e vidros nas janelas. Tomava quase uma garrafa de bebida por dia e sofreu com alucinações e paranóias, esta experiência foi registrada no livro “Big Sur”, de 1962. O problema do alcoolismo piorou com o tempo e ele volta a morar com sua mãe em Long Island. Seus últimos trabalhos exibiam uma alma desconectada de um ser humano perdido em ilusões. Apesar do estereótipo de beatnik, Kerouac era um conservador, especialmente sob a influência de sua mãe católica. O vigor deu lugar ao cansaço, e o escritor resignou-se a uma vida ordinária. Em 21 de outubro de 1969, Jack Kerouac morreu de hemorragia, destruído pela bebida, quando tinha apenas 47 anos, no hospital em St. Petesburg, na Flórida.
On the road influenciou a música, do rock ao pop, os hippies e, mais tarde, até o movimento punk. O diretor brasileiro Walter Salles, de Central do Brasil e Diários de motocicleta, está envolvido na produção da versão para o cinema de On the Road.

Escrito por: Helga Lira de Artiaga
Fontes: Wikipédia

terça-feira, 13 de março de 2007

AGENDA: entrevista com o professor Ricardo Benevides

O professor Ricardo Benevides, que está escrevendo uma tese sobre "Literatura de estrada", confirmou presença em sala de aula para conversar com os alunos sobre o livro "On the road". Se ele não puder amanhã, quinta-feira (15 de março), estará na próxima quinta. Não esqueçam de levar máquina fotográfica.