terça-feira, 20 de março de 2007

Geração Beat: O "Estar" Em Movimento

"A chave de tudo foi o tédio"
-Hal Chase

A Geração Beat era um grupo de jovens intelectuais estadunidenses que, em meados dos anos 50, enfadados com a monotonia do pós-guerra e incomodados com o estilo de vida consumista que se instalara, criaram uma nova literatura, e por assim dizer um novo movimento. A motivação destes escritores era estar em conjunto, desfrutar de parceria nas viagens, tanto físicas quanto psicotrópicas. Pode-se dizer que esse prazer de estar entre amigos, essa espécie de prolongamento do sentimento colegial de fazer parte de uma turma, de estar para sempre entre grandes camaradas, foi a tônica do discurso literário, o leitmotiv de toda a Geração.


A literatura dos beats é sobre o laço de amizade entre homens, sobre a afetuosidade entre eles ou até sobre a tristeza da descoberta de que o amor e a paixão fenecem – semelhança a geração ultra-romântica do século XIX. Todo o resto – o zelo pela religião oriental, o flerte com o Existencialismo, a fascinação pelos sonhos, o radicalismo político, a paixão pelas drogas, a liberdade sexual – era meramente decoração de uma complexa rede de relacionamentos pessoais.

A palavra beat em si é sinônimo para batida ou compasso (seja musical ou cardíaco). Também significa ser vencido. O termo beat é gíria antiga, utilizada nas ruas entre pessoas de baixa renda, basicamente reafirmando a idéia de estar cansado e vencido (pela vida). A expressão também foi utilizada para designar uma negociação de tráfico que terminou mal, por exemplo, pagar por heroína e descobrir depois que era açúcar ou talco, é ser beat (vencido).

Discutindo o termo Geração Perdida, de Jean-Paul Sartre, diz a lenda que, em uma cafeteria em Times Square, Jack Kerouac e John Clellon Holmes procuravam uma definição para a falta de perspectiva que viam e sentiam ao seu redor. Foi quando Kerouac casualmente filosofou, "somos mesmo uma beat generation".

Alguns poetas se sentiam desconfortáveis com o modismo do termo e tentaram esvaziar o excesso de mítica criada. Gary Snyder, poeta e autor do livro Myths And Texts, falou certa vez, que não existia nenhuma Geração Beat, pois meia dúzia de pessoas não constitui uma geração. Aparentemente este também é o raciocínio de Hettie Cohen Jones, autora do livro How I Became Hettie Jones, ela deduziria que o termo beat generation era um nome mal empregado, já que toda a geração beat cabia em sua sala de estar, e ao seu entender, uma geração inteira não poderia caber em apenas uma sala.

Seria Allen Ginsberg quem mais se esforçaria a definir e projetar o termo beat e a consciência literária que ele sugere. Seu esforço promocional era direcionado a conseguir publicações em revistas de renome e status. Não somente para os seus trabalhos, como também para os dois amigos, cujo trabalho Ginsberg mais respeitava e admirava, Jack Kerouac e William Burroughs. Ginsberg porém, nem sempre foi tão obstinado quanto ao seus objetivos.

A geração beat se dividia em dois grupos. O primeiro era composto por Jack Kerouac, Allen Ginsberg, John Clellon Holmes, William Burroughs, Herbert Huncke, Lucien Carr, Hal Chase e Gregory Corso, que se conheceram em diferentes ocasiões durante o decurso do ano de 1943. No ano seguinte conheceram Neal Cassady, de passagem em Nova York vindo do oeste. Juntos e individualmente, criaram uma poesia urbana e uma forma ou estilo de escrever específico e à parte de qualquer outro estilo corrente. Alguns destes membros, inclusive Kerouac, se fixam em São Francisco, assim acabam atraindo poetas igualmente inconformados com a América que utilizava o boom industrial como um sedativo, enfatizando o maior interesse das massas em novas invenções de eletrodomésticos.

Neste segundo grupo estão poetas, escritores, artistas e intelectuais como Lawrence Ferlinghetti, Gary Snyder, Kenneth Rexroth, Norman Mailer, David Meltzer, George Herms, Wallace Berman, Bruce Conner, Philip Lamantia, Michael e Joanna McClure. Estes atingiram pintura e escultura, como também uma literatura abrangente. Pode-se deduzir que foi em São Francisco que o beat se tornou de fato um movimento.

Foi em São Francisco, no dia 7 de outubro de 1955, que um grupo de poetas desconhecidos montam um recital gratuito em uma galeria velha que ficava no bairro negro da cidade. Kerouac estava presente apenas como espectador e tratou de promover uma ‘vaquinha’ para a compra de algumas garrafas de vinho barato. Assim, tornou-se parte do programa a distribuição gratuita de vinho tanto para os artistas como para o público, que foi em torno de 150 pessoas.

Entre a leitura de "Howl" no recital e a publicação de On The Road, houve o famoso processo jurídico onde Lawrence Ferlinghetti, ao publicar o livro "Howl and Other Poems" de Allen Ginsberg, passou a ser acusado pelo governo de promover pornografia. O Senador Joseph McCarthy liderou uma cruzada contra atividades rotuladas anti-americanas. Porém, a justiça não só inocentou o poema, como o definiu "valioso conteúdo social". O mais importante foi a cobertura diária da imprensa no julgamento, que tornou os termos Beat, Beat Poet e Beat Generation repentinamente conhecidos por todo o país.

A literatura beat passa a ser ao mesmo tempo elogiada por alguns críticos, e criticada pelas associações literárias conservadoras. É neste contexto que nasce o termo beatnik, surgido no San Francisco Chronicle em uma coluna assinada por Herb Caen em abril de 1958. O sufixo ‘nik’, inspirado no satélite espacial russo Sputnik, sugere à palavra beat a idéia de algo subversivo, uma vez que russos e norte-americanos simbolizavam a antítese entre comunismo e capitalismo. Não demoraria muito e beat seria compreendido como um estilo de escrever, e beatnik um estilo de viver. Menos de dois meses depois de On The Road e ainda com a confusão em torno do julgamento, o termo passa a ser usado em anúncios da gravadora Atlantic para a venda de discos de jazz.

Com o excesso de publicidade em relação aos beats foi criado em São Francisco um circuito turístico, concentrando-se principalmente em North Beach, ponto dos beats originais. No local, jovens querendo ser ou se passando por beats, todos estereotipados com boinas, barbichas e costeletas largas, óculos escuros e tocando bongô enquanto ouvem jazz. O ponto perdeu o seu sentido e muitos dos autênticos beats voltaram para a estrada.

Jack Kerouac, sempre fugiu de definições específicas para o termo beat, mas ao ler um o artigo na revista Esquire se irritou ao encontrar nele seguidas referências às drogas. Motivado, publicou sua versão num artigo chamado "Aftermath: The Philosophy of the Beat Generation", na mesma revista. Nele, Kerouac romantiza sobre a alienação social dos beats originais, tornando-os ainda mais atraentes. Define sua geração como "louca, iluminada, viajando pela América de carona." Kerouac usa muitas expressões e adjetivos e conclui que os beats são belos de uma forma feia, porém graciosa. Ele faz questão de frisar que o termo nada tem a ver com delinqüência juvenil. Beats são pessoas espiritualizadas que não montavam gangues para agredir pessoas, apenas eram andarilhos solitários, porém solidários.


Texto produzido pela aluna Helga Lira de Artiaga

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